quarta-feira, 27 de março de 2013
O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA!
Assim como no natal, quando papai Noel rouba a cena no verdadeiro significado da comemoração dessa importante data, que é o nascimento de Jesus, assim também na Páscoa há uma personagem que leva as atenções e faz desviar o olhar do verdadeiro motivo desta importante comemoração cristã. Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
A celebração da páscoa não tem nada a ver com os símbolos que conhecemos hoje em dia como coelhinhos e ovos de chocolate.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó libertasse o seu povo que era duramente escravizado debaixo das suas mãos, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus seriam poupados sacrificando um cordeirinho e passando o seu sangue na entrada das portas das suas casas. Nessa noite o anjo da morte passou por todos os lares. Mas onde ele via o sangue do cordeiro ele passava por alto e naquele lar não haveria mortes, pois o cordeiro tinha sido sacrificado. Depois que o anjo da morte passou pelo Egito o faraó decidiu deixar livre a Israel. Aleluia!
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.
Hoje comemoramos a passagem da morte para a vida. A páscoa para nós, povo de Deus, representa a maior festa cristã. Também simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus.
Em Romanos 6:23 disse “Pois o salário do pecado é a morte” Nós merecíamos morrer, mas Deus providenciou uma grande salvação porque nos amava demais!
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” Joao 3:16 “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Romanos 5:8).
Jesus, O Cordeiro derramou o seu sangue por nós, para que possamos ter vida! “e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). Pela fé então devemos nos cobrir com o seu sangue, assim como o sangue que foi passado nas portas das casas dos israelitas! Mas como fazemos isto? Crendo que Jesus morreu em meu lugar, que pagou o nosso castigo na cruz. “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo". (Romanos 10:9) Mas Jesus não permaneceu morto, ele ressuscitou na Páscoa!!!
Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos dar a chance de viver uma vida abundante, juntamente com Ele. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado ! Não mais para relembrarmos a saída do pais do Egito, mas, para sempre nos lembrarmos da saída do egito do pecado, e que entramos pela fé na liberdade que há na sua morte e ressurreição.
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!! “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5:7b)
Somente podemos dizer feliz páscoa se Jesus for o nosso cordeiro! Ele é seu cordeiro, que libertou você do pecado e das maldições? Então sim, podemos dizer com alegria e em alta voz: FELIZ PÁSCOA!!!
segunda-feira, 18 de março de 2013
a História de Jonas!
Jonas era filho de Amitai.
Eis que um dia o Senhor lhe apareceu e disse a ele para ir até a cidade de Nínive para pregar a palavra de DEUS, pois, aquela cidade estava em grande pecado!
Mas Jonas não gostava muito dessa idéia e tentou fugir da presença de DEUS, indo de barco para uma cidade chamada Tarsis, que era o lugar mais longe de Nínive que Jonas conhecia.
Então o Senhor mandou um forte vento que se transformou em uma tempestade fazendo com o barco ficasse a ponto de se romper.Enquanto os marinheiros morriam de medo e jogavam a carga para aliviar o peso, Jonas dormia profundamente no porão até ser acordado pelo capitão que lhe perguntou:
-Como consegue dormir com essa confusão?
E os marinheiros se perguntavam o que fazer para acalmar o mar, mas o mar ia se tornando cada vez mais agitado.
Jonas a essa altura já sabia que isso só estava acontecendo por causa de sua desobediência.
Então ele disse:
-Joguem-me no mar e ele se acalmara!
Os marinheiros lançaram-no e o mar se acalmou.
Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse.E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus.O Senhor ouvindo a oração falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.
Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive.E Jonas assim fez.Chegando a Nínive pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu.Chegando essa noticia ao rei de Nínive, levantou-se do trono e ordenou ao povo que se sentasse sobre as cinzas, se vestissem com panos de saco e vestissem também seus animais e clamasse fortemente a Deus.
Jonas ao invés de se alegrar, ficou foi irado, pois queria ele, que DEUS destruísse o povo de Nínive.Então saindo Jonas da cidade se se assentou ao oriente e ficou lá esperando para ver o que aconteceria à cidade, pois ainda tinha esperança de que DEUS a destruiria.Estava muito calor então fez DEUS que nascesse uma planta e esta cobriu a cabeça de Jonas.
No dia seguinte mandou DEUS um verme e este feriu a planta e Jonas ficou com muita raiva.O sol estava tão forte que Jonas pedia para si a morte dizendo;
-Melhor é morrer do que viver!
Então DEUS perguntou a Jonas se valia à pena a ira dele por causa da planta e Jonas disse que sim.
Tornando o Senhor disse a Jonas:
Se você teve compaixão da planta que não te custou nada e nenhum trabalho para nascer, Eu, não vou ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem a diferenciar entre a mão esquerda e a direita e também muitos animais?
“Não devemos desobedecer ao Senhor, pois Ele tem um propósito na vida de cada um de nós e devemos confiar Nele e deixar que nos guie pelo seu caminho, não duvidando em nenhum momento”.
Jonas!
VERSO PARA DECORAR
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar
os nossos pecados” 1 João 1:9, NVI.
REFERÊNCIAS
Jonas 1:10-17; 2:1-20; Profetas e Reis, p. 268, 269.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar
os nossos pecados” 1 João 1:9, NVI.
REFERÊNCIAS
Jonas 1:10-17; 2:1-20; Profetas e Reis, p. 268, 269.
Resumo da Lição Jonas, a bordo de um navio com destino a Társis, admitiu aos marinheiros que era o responsável pela terrível tempestade porque havia tentado fugir de Deus em vez de obedecer-Lhe. Disse-lhes que, para a tempestade ir embora, deveriam jogá-lo ao mar. Os marinheiros ficaram com medo, mas ainda assim tentaram prosseguir viagem. Apenas no momento em que Jonas os convenceu a jogá-lo ao mar foi que a tempestade cessou e o navio e os tripulantes foram salvos. Deus preparou um enorme peixe para engolir Jonas e três dias mais tarde vomitá-lo na praia.
Esta lição fala sobre comunidade. Ao responder à pergunta dos marinheiros, Jonas declarou que Jeová era o verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas e o único capaz de controlar os elementos da natureza. Como resultado, os marinheiros reconheceram Jeová e O adoraram. Jonas estava pronto para admitir seus erros e, se necessário, entregar sua vida para salvar a tripulação do navio. Deus requer que estejamos dispostos a admitir nossos erros e a corrigi-los, também. Ao nos arrependermos, podemos estar certos de que Deus estará conosco e nos perdoará. Ele tem soluções que nem mesmo podemos imaginar!
Esta lição fala sobre comunidade. Ao responder à pergunta dos marinheiros, Jonas declarou que Jeová era o verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas e o único capaz de controlar os elementos da natureza. Como resultado, os marinheiros reconheceram Jeová e O adoraram. Jonas estava pronto para admitir seus erros e, se necessário, entregar sua vida para salvar a tripulação do navio. Deus requer que estejamos dispostos a admitir nossos erros e a corrigi-los, também. Ao nos arrependermos, podemos estar certos de que Deus estará conosco e nos perdoará. Ele tem soluções que nem mesmo podemos imaginar!
Lição Bíblica Vivenciando a História
Dividir os alunos em quatro grupos. Deixar cada grupo responsável por uma das palavras a seguir. Toda vez que ouvirem a palavra que lhes foi designada, deverão fazer o movimento correspondente:
Palavras: Ações:
Jonas fazer “não” com a cabeça!
Nínive esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira vento/ondas soprar, imitando o barulho do vento; fazer o movimento das ondas com as mãos marinheiros balançar o corpo de um lado para o outro Um dia Deus conversou com Seu servo, o profeta Jonas. [Fazer “não” com a cabeça.]
– Jonas, [fazer “não” com a cabeça] tenho uma missão especial para você. Quero que vá para a cidade de Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira] e diga para todos se arrependerem de seus pecados.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] ficou com medo. Sentou-se e pensou consigo: Não que Deus tenha Se enganado, mas se for para Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira] serei morto. Não, é melhor ir para bem longe daquela cidade!
Assim, Jonas [fazer “não” com a cabeça] decidiu ir para o porto de Jope. Embarcou no primeiro navio que estava indo na direção oposta da cidade de Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira]. Estava exausto e por isso procurou um lugar tranquilo para dormir.
Assim que o navio partiu, o vento [soprar imitando o som do vento] começou a ficar cada vez mais forte e as ondas [fazer o movimento das ondas com as mãos] ficaram cada vez mais altas. Os marinheiros [balançar de um lado para o outro] ficaram assustados. Nunca tinham visto uma tempestade como aquela. Fizeram de tudo, mas o vento [soprar] e as ondas [fazer movimento com as mãos] continuaram jogando a embarcação para lá e para cá. [Pedir que um assistente gentilmente borrife água nos alunos.]
Os marinheiros [balançar] começaram a jogar todos os pertences para fora do navio. O capitão encontrou Jonas [fazer “não” com a cabeça] dormindo profundamente no fundo do navio.
– Acorde e comece a orar! – gritou enquanto o vento [soprar] batia forte contra a embarcação.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] acordou. Viu a tempestade terrível e soube que ali estava o dedo de Deus. Percebeu que estavam enfrentando aquela tempestade porque ele queria fugir de Deus.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] disse aos marinheiros [balançar o corpo] que estava fugindo de Deus e que a única maneira de fazer a tempestade cessar era jogá-lo ao mar.
Os marinheiros [balançar o corpo] disseram:
– Nunca! Não podemos fazer isso, você morreria!
Esforçaram-se ainda mais para levar o navio para a costa, mas o vento [soprar] ficou ainda mais forte e as ondas [fazer movimento com as mãos] ficaram ainda mais altas e violentas. Os marinheiros [balançar o corpo] finalmente desistiram e concordaram em jogar Jonas [fazer “não” com a cabeça] ao mar.
Apesar de Jonas [fazer “não” com a cabeça] ter sido uma testemunha involuntária, levou os marinheiros [balançar o corpo] a reconhecer que Jeová é o único Deus verdadeiro. Eles O adoraram como o Criador de todas as coisas. E quanto a Jonas [fazer “não” com a cabeça], o que será que aconteceu com ele?
Jonas [fazer “não” com a cabeça] afundou, afundou e afundou no mar. Tudo estava escuro quando de repente sentiu algo cutucando seu pé. Não é possível, pensou, tudo está tão calmo e quentinho. Que cheiro horrível é esse?
Levou um tempo para Jonas [fazer “não” com a cabeça] perceber onde estava. Deus havia mandado um peixe enorme para engoli-lo. Jonas [fazer “não” com a cabeça] ficou dentro da barriga do peixe por três dias e teve bastante tempo para refletir. Admitiu seu erro e orou a Deus pedindo perdão. Deus perdoou Jonas [fazer “não” com a cabeça] e, ao terceiro dia, o peixe vomitou Jonas na praia. O que aconteceu com ele? Para onde foi?
Dividir os alunos em quatro grupos. Deixar cada grupo responsável por uma das palavras a seguir. Toda vez que ouvirem a palavra que lhes foi designada, deverão fazer o movimento correspondente:
Palavras: Ações:
Jonas fazer “não” com a cabeça!
Nínive esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira vento/ondas soprar, imitando o barulho do vento; fazer o movimento das ondas com as mãos marinheiros balançar o corpo de um lado para o outro Um dia Deus conversou com Seu servo, o profeta Jonas. [Fazer “não” com a cabeça.]
– Jonas, [fazer “não” com a cabeça] tenho uma missão especial para você. Quero que vá para a cidade de Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira] e diga para todos se arrependerem de seus pecados.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] ficou com medo. Sentou-se e pensou consigo: Não que Deus tenha Se enganado, mas se for para Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira] serei morto. Não, é melhor ir para bem longe daquela cidade!
Assim, Jonas [fazer “não” com a cabeça] decidiu ir para o porto de Jope. Embarcou no primeiro navio que estava indo na direção oposta da cidade de Nínive [esfregar as mãos como se estivessem limpando a sujeira]. Estava exausto e por isso procurou um lugar tranquilo para dormir.
Assim que o navio partiu, o vento [soprar imitando o som do vento] começou a ficar cada vez mais forte e as ondas [fazer o movimento das ondas com as mãos] ficaram cada vez mais altas. Os marinheiros [balançar de um lado para o outro] ficaram assustados. Nunca tinham visto uma tempestade como aquela. Fizeram de tudo, mas o vento [soprar] e as ondas [fazer movimento com as mãos] continuaram jogando a embarcação para lá e para cá. [Pedir que um assistente gentilmente borrife água nos alunos.]
Os marinheiros [balançar] começaram a jogar todos os pertences para fora do navio. O capitão encontrou Jonas [fazer “não” com a cabeça] dormindo profundamente no fundo do navio.
– Acorde e comece a orar! – gritou enquanto o vento [soprar] batia forte contra a embarcação.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] acordou. Viu a tempestade terrível e soube que ali estava o dedo de Deus. Percebeu que estavam enfrentando aquela tempestade porque ele queria fugir de Deus.
Jonas [fazer “não” com a cabeça] disse aos marinheiros [balançar o corpo] que estava fugindo de Deus e que a única maneira de fazer a tempestade cessar era jogá-lo ao mar.
Os marinheiros [balançar o corpo] disseram:
– Nunca! Não podemos fazer isso, você morreria!
Esforçaram-se ainda mais para levar o navio para a costa, mas o vento [soprar] ficou ainda mais forte e as ondas [fazer movimento com as mãos] ficaram ainda mais altas e violentas. Os marinheiros [balançar o corpo] finalmente desistiram e concordaram em jogar Jonas [fazer “não” com a cabeça] ao mar.
Apesar de Jonas [fazer “não” com a cabeça] ter sido uma testemunha involuntária, levou os marinheiros [balançar o corpo] a reconhecer que Jeová é o único Deus verdadeiro. Eles O adoraram como o Criador de todas as coisas. E quanto a Jonas [fazer “não” com a cabeça], o que será que aconteceu com ele?
Jonas [fazer “não” com a cabeça] afundou, afundou e afundou no mar. Tudo estava escuro quando de repente sentiu algo cutucando seu pé. Não é possível, pensou, tudo está tão calmo e quentinho. Que cheiro horrível é esse?
Levou um tempo para Jonas [fazer “não” com a cabeça] perceber onde estava. Deus havia mandado um peixe enorme para engoli-lo. Jonas [fazer “não” com a cabeça] ficou dentro da barriga do peixe por três dias e teve bastante tempo para refletir. Admitiu seu erro e orou a Deus pedindo perdão. Deus perdoou Jonas [fazer “não” com a cabeça] e, ao terceiro dia, o peixe vomitou Jonas na praia. O que aconteceu com ele? Para onde foi?
segunda-feira, 4 de março de 2013
ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA
Para fazer com as crianças após o Culto. É a 2ª oficina.
1 – Máscara de cordeiro
Material:
- Xérox da Máscara (1 cópia pra cada criança)
- Lã picada para colagem
- 1 carretel de elástico fino ou látex
- Tesoura
- Cola Branca
P.S. : É opcional colar a lã. Vc tb pode optar por pintar as máscaras. Mas com lã fica melhor. Pode ser colocado para as crianças que a lã é proveniente deste animal.
A Páscoa
Sobre a origem dos ovos de Páscoa, deve-se salientar para as crianças que a igreja que aceita o ovo como um dos símbolos pascoais é a Católica. Nós ainda celebramos a Páscoa como a morte e ressurreição de Cristo e não adotamos outros apetrechos para comemorá-la. comer ovo de chocolate na Páscoa ou bombom não é pecado. A gente peca quando coloca, por ex, o ovo de chocolate no lugar de Deus. É necessário deixar isso bem claro: a páscoa é a comemoração que fazemos da vitória do nosso Cristo sobre a morte e Ele está vivo e pode falar conosco e nos ouvir.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
HISTÓRIA DE ABRAÃO
Abraão
Havia um homem justo chamado Abrão. Deus o chamou pois era um homem de fé e confiava em Deus. Abraõ tinha uma esposa chamada Sarai mas naõ tinham filhos. Abraõ era tio de Lo. Deus chamou Abraõ para sair de sua terra e ir para uma terra onde ele naõ conhecia nada. Abraõ pegou tudo o que tinha e foi para a terra onde Deus mostrou.Por causa da sua fé Deus prometeu várias coisas para Abraõ. Deus disse que teria uma terra e muitos filhos. Disse também que todos os povos do mundo seriam abençoados através dos seus descendentes.Abraõ creu em Deus mas já era velho e naõ tinha filhos ainda. Sarai estava muito avançada em idade para ter filhos.Na mesma época que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, Ele enviou dois anjos para Abraõ dizendo que em um ano Abraõ teria um filho. Sarai riu pois era muito velha. Um ano depois tiveram um filho e o chamaram de Isaque, que significa "riso". Eles amaram Isaque muito.Um dia Deus falou para Abraõ levar Isaque para um monte e sacrificá-lo para Deus. Abraõ tinha fé em Deus e partiu para obedecê-lo.Isaque perguntou: Onde está o animal para o sacrifício? E Abraõ respondeu: Deus proverá. Eles chegaram no altar e Abraõ colocou a lenha e amarrou Isaque e preparou para matá-lo quando um anjo apareceu e disse: Naõ machuque o menino. Deus providenciou um carneiro para ser sacrificado. Deus disse: Agora sei que temes a Deus, visto que naõ me negaste teu filho, o teu único filho.Entaõ deveras te abençoarei grandemente.Depois daquele dia Deus mudou os nomes de Abraõ e Sarai para Abraão e Sara.Isaque cresceu e teve filhos e netos.
ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Atividades Torre de Babel
Aplicação:
Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai. Alguma vez você já se sentiu muito importante, o “bonzão?” Achou que os outros dependiam de você em alguma tarefa ou atividade da escola, e que se você não tivesse lá, nada sairia bom? Que não existe ninguém que jogue tão bem quanto você? Pois bem, tudo isso é orgulho, e é pecado! Tudo o que você tem, tudo o que você sabe fazer, por exemplo, fazer um bolo gostoso, desenhar muito bem, ser o melhor jogador de futebol, seus dons e habilidades, vêm de Deus A sua inteligência em matemática, a facilidade em realizar uma atividade, você simplesmente é o que é, por causa do Senhor Jesus, então agradeça a Ele por tudo que você tem, seja HUMILDE!
Exercício de fixação:
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
A TORRE DE BABEL
A Torre de Babel
Para Guardar no coração: " O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado. " Pv 29:23
( orgulho=pessoa que se acha a melhor e despreza as outras pessoas).
3- Quebra-Gelo: Qual é a sua habilidade? Habilidade é saber fazer algo muito bem! Por exemplo, cozinhar, fazer cartazes, pintar, tocar, cantar, contar histórias, etc. Então o que você sabe fazer muito bem feito?
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 11:1-9
5- Mensagem: Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras.
Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.
Um dia disseram uns aos outros: — Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.
CAIM E ABEL
Caim e Abel
Objetivo:Saber que a criança deve amar a Deus de coração. • Saber que a crian ça deve agradar a Deus.
Versículo para decorar: “Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5
Leitura
Gênesis 4.1-14, 25 e 26
É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”
O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "
Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não."
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos.
Hora da História
"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.
Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.
Versículo para decorar: “Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5
Leitura
Gênesis 4.1-14, 25 e 26
É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”
O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original. Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "
Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não."
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita, utilizando os cartazes coloridos.
Hora da História
"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.
Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?
Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.
Assinar:
Postagens (Atom)